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Comissão Setorial de Gestão Documental se reúne para tratar diretrizes
Dando continuidade às reuniões periódicas que visam discutir e apresentar algumas das suas principais diretrizes, a Comissão Setorial de Gestão Documental (CSGD) da Secretaria da Fazenda (Sefaz) se reuniu no prédio-sede na última quarta-feira (19). O encontro teve a participação dos onze membros do grupo e do diretor Geral da Sefaz, Geraldo Trípodi.
Entre os assuntos abordados na reunião foram apresentadas as atividades recentes realizadas pela comissão, estratégias para o mutirão de serviços que será realizado no Arquivo Geral em Simões Filho ainda esse mês, além de serem discutidos o levantamento e resultado das tarefas realizadas pelos membros no período de setembro a outubro nos arquivos setoriais. “Algumas estratégias propostas nas últimas reuniões já estão sendo implementadas, como a ida da equipe com os representantes da DIREG e DIRAD ao Arquivo Geral em Simões Filho, que iniciamos hoje, com a finalidade de traçar estratégias para o inventário e fazer um levantamento de seu acervo. Demos início também ao mutirão de higienização da documentação existente no acervo”, explica Antônia Maria Carvalho de Queiroz, presidente da comissão.
Além da presidente, estiveram presentes na reunião os membros Antonito Pina Medrado Neto, da Chefia de Gabinete; Arnaldo dos Santos Firmo e Ranulfo Silva, da Diretoria Geral (DIREG); Nivaldo Pereira, da Diretoria de Administração Tributária da Região Metropolitana (DAT-Metro); Juray Nascimento de Castro e Silvana Ferreira Lima, da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (UCS); João Osvaldo Barbosa Borges, diretor de Atendimento (DIRAT); Tales Augusto de Castro, da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI); Welington Sampaio Borges, da Diretoria de Administração Tributária da Região Norte (DAT-Norte) e Jesuína Margarida Marques, da Diretoria de Contabilidade Pública (DICOP).
Conhecendo a Comissão Setorial de Gestão Documental
Constituída pelo secretário da Fazenda do Estado da Bahia, através da Portaria nº 128 de 14/05/2010, a Comissão Setorial de Avaliação de Documentos Arquivísticos iniciou suas atividades em junho de 2010, com o objetivo de implantar a política de gestão de documentos na Sefaz, preservando o patrimônio documental de interesse histórico-cultural. A criação do grupo aconteceu em conformidade com o disposto na Instrução Conjunta SAEB/SECULT nº 01/2010, da Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB).
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