Oficina do Gespública é realizada na UCS
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Aconteceu nesta sexta-feira (12), no prédio da UCS, a Oficina de Validação das Melhores Práticas de Gestão entre as Inspetorias Certificadas do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (Gespública). Organizada pela Coordenação de Desenvolvimento Organizacional (CDORG) da UCS, a Oficina foi solicitada pelo superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF), Luis Augusto Peixoto Rocha com o objetivo de validar as melhores ferramentas de gestão das Inspetorias Fazendárias certificadas pelo Programa.
De acordo com Luis Augusto, a partir de um perfil organizacional adequado é possível desenvolver um melhor modelo de gestão, levando em conta a sinergia entre os setores e a proatividade de cada gestor. "Como os modelos de gestão do Gespública são genéricos, podendo ser aplicados em diferentes setores, o grande desafio é conseguir trazer o significado de cada um dos critérios de avaliação do programa para a realidade das inspetorias, de forma sistematizada, para que sirvam como referência de uma boa gestão".
Entre as pautas, foram discutidas: Alinhamento Conceitual (Perfil Organizacional; Pontos Fortes e Resultados Relevantes); Validação da Metodologia da Oficina; Consenso das Boas Práticas Gerenciais e Indicadores.
O diretor de Administração Tributária da Região Norte (DAT-Norte), Ariosvaldo Moreira, afirmou que o Gespública é extremamente importante para ampliar o conhecimento das práticas de gestão e quebrar paradigmas. "Nosso objetivo deve ser sempre melhorar as práticas de gestão. Eu pretendo que o Gespública seja implantado em todas as inspetorias da DAT-Norte. Vamos utilizar as melhores práticas para serem disseminadas e divulgadas para uniformizar os procedimentos".
Moreira destacou, ainda, a necessidade de sensibilizar os gestores para que adotem os critérios do Gespública. "Acho importante que dentro da Sefaz os gestores assumam o compromisso de implantar as práticas do programa. Isso irá trazer resultados positivos para a Fazenda. Através de práticas de qualidade com certeza se obtém o aumento da arrecadação e uma interação maior entre os servidores".
Participaram do evento monitores/multiplicadores e os inspetores das unidades certificadas pelo Gespública.
O Gespública
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização foi instituído em 23 de fevereiro de 2005 pelo Decreto nº 5.378 com a finalidade de orientar a adoção de práticas de excelência em gestão, objetivando que as organizações públicas alcancem padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão no atendimento às necessidades do cidadão.
A implantação do programa nas unidades da Sefaz iniciou-se em novembro de 2007, com a realização do I Seminário de Excelência em Gestão Pública. Na ocasião, foram apresentados o Modelo de Excelência em Gestão Pública e as ferramentas a serem implantadas na Secretaria, além dos fazendários terem tido a oportunidade de conhecer a experiência de uma organização pública federal, no caso, a Escola de Administração do Exército.
As Inspetorias Fazendárias das cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e Jacobina participaram, de forma voluntária, do projeto piloto de implantação do Gespública. Em setembro de 2010, a Infaz Ilhéus foi a primeira unidade da Secretaria a receber o Certificado do Nível de Gestão pelo Programa, sucedida pela Infaz Conquista, em 2011, e as Inspetorias de Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, em 2012.
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