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Espaço do Conhecimento disponibiliza acervo e local para eventos
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Imagine um espaço em que os fazendários, além de ter acesso a um vasto acervo bibliográfico, possam desenvolver atividades culturais como saraus e publicações de obras artísticas e literárias. Pois esse local existe na Sefaz-Ba e está passando por um processo de reestruturação. Trata-se do Espaço do Conhecimento, localizado no primeiro andar da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Sefaz-Ba), na Barros Reis.
O trabalho de reestruturação foi iniciado em maio deste ano. A etapa de levantamento, catalogação e descarte de livros obsoletos foi concluída, e as demais ações serão finalizadas até final do 2º semestre de 2013. O acervo bibliográfico já esta sendo todo arrumado e atualizado, podendo ser utilizado pelos servidores, que poderão fazer empréstimos de livros de áreas como direito, contabilidade, informática, tecnologia da informação, economia, administração, finanças, legislação, além de consultas aos diários oficiais, publicações da Sefaz, periódicos, monografias e relatórios gerenciais.
A catalogação dos livros está sendo atualizada e, em breve, os títulos poderão ser consultados pela internet. Já está sendo avaliada também a aquisição de um sistema moderno e com maior abrangência de funcionalidades, como pesquisa, acervo digital e disseminação seletiva da informação para o usuário.
Em 2014, o acervo será atualizado com novas publicações, que serão adquiridas com recursos do Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado (Profisco). Para a escolha dos livros, a UCS realizou uma pesquisa online, pela qual os servidores tiveram a oportunidade de fazer sugestões de aquisições.
“A UCS pretende melhorar, em curto prazo, e de forma contínua, os serviços oferecidos no Espaço do Conhecimento. Vários eventos culturais serão planejados para que o servidor adquira o hábito de visitar o espaço e fazer sugestões”, ressalta o diretor da UCS, Ricardo Alonso.
Processo de reestruturação
O trabalho de reestruturação foi realizado em duas etapas. A primeira, já concluída, foi a efetivação de um mutirão composto por 13 servidores, com o intuito de descartar os periódicos obsoletos que estavam guardados em caixas. Os periódicos descartados foram doados ao programa Recicle Já Bahia. Os livros, relatórios e memórias fazendárias encontrados foram higienizados e incorporados ao acervo.
A segunda fase foi a de seleção de livros, formalizada com a constituição da Comissão de Levantamento e Descarte de Livros Obsoletos, por meio da Portaria nº 179 (2013) da Sefaz, composta pelos servidores Silvana Lima (UCS/CPLAN), Fernando Cesar Araújo (UCS/COSEA), Maria de Lourdes Santos (COMAP) e Edson Alcântara das Neves (CDI/Biblioteca). Os livros considerados obsoletos serão baixados do patrimônio da Sefaz e encaminhados ao almoxarifado da Secretaria de Administração da Bahia (SAEB).
Silvana Lima, que é presidente da Comissão, relata que esse foi um trabalho exaustivo, porém necessário e gratificante.
“Nós temos o dever de zelar pelo patrimônio público, ainda mais porque, neste caso, muitos livros são tombados. Foram adotados critérios rigorosos para garantir a qualidade do material que permaneceu no acervo”.
Durante a fase de seleção e descarte dos livros obsoletos, a Comissão contou ainda com a participação voluntária dos servidores Francisco Nobre (DPF/Geces), Hogla de Alencar (Ditri/Gecot), Otávio Almeida (UCS/Cplan), Odilton Rodrigues (UCS/Ceadi), Ricardo Alonso (UCS) e Douglas Alencar (DPF/Geafi).
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