|
Outubro Rosa: Rodas de conversa esclarecem os cuidados com a mama
O Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH), sintonizado com o Programa de Saúde Preventiva, apoia a campanha Outubro Rosa, promovendo rodas de conversa com Selma Mosquera, representante nacional da Susan G. Komen for the Cure - instituição sem fins lucrativos que fornece informações sobre a saúde das mamas. No dia 29 de outubro, o bate-papo acontece às 15h, no Espaço do Conhecimento da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), e, no dia 31, no auditório do prédio-sede da Sefaz, no mesmo horário.
Selma Mosquera é mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social e especialista em Gestão Organizacional e Desenvolvimento Humano, em Administração e Desenvolvimento de Recursos Humanos e em Educação Sexual. Atualmente é consultora internacional, trabalhando como gerente de desenvolvimento Nordeste-Brasil da Susan G. Komen, uma das maiores instituições de combate ao câncer de mama. Criada em 1982, nos Estados Unidos, a Komen realiza pesquisas sobre a doença, promove programas de educação, saúde e apoio social a pessoas que enfrentam o câncer de mama, através de doações e parcerias, e conta com 124 filiais em todo o mundo. A organização está presente no país há seis anos.
O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% de novos casos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom. No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
"O grande problema do câncer de mama é que não se sabe ao certo o que provoca sua incidência. O que sabemos são os fatores de risco que podem ampliar as chances do aparecimento da doença: ser mulher é um deles, envelhecer é outro. Existem fatores que a gente pode mudar e, os que não podemos, a gente monitora e busca mudar. Não podemos esquecer que o câncer de mama, também, pode acontecer no sexo masculino. Por isso, todos nós, independente do sexo, temos que ficar atentos", explica a gerente da Komen no Brasil.
Outubro Rosa nas DATs Norte e Sul
As diretorias de Administração Tributária (DATs) das regiões Norte e Sul também aderiram à campanha. Foram colocados laços rosas (símbolo da campanha) e cartazes explicativos nas instalações das duas diretorias, da Inspetoria de Fiscalização de Grandes Empresas (Ifep), Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito (IFMT), Inspetoria Fazendária (Infaz) de Vitória da Conquista, nos postos de atendimento no SAC e no Posto Fiscal Benito Gama. Além disso, foram enviadas mensagens de sensibilização sobre a prevenção do câncer de mama para todos os servidores da DAT Norte.
|
|