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Comunidades de prática fortalecem aprendizagem organizacional na Sefaz
Cada vez mais comuns nas grandes organizações, as chamadas comunidades de prática (Cops) têm como finalidade fortalecer a aprendizagem institucional, funcionando como uma eficiente ferramenta de gestão do conhecimento, ao formar grupos de pessoas que compartilham informações de interesse comum. Na Sefaz, estão disponíveis, atualmente, comunidades nas áreas Tributária, Financeira, de Gestão Fazendária e Conselho de Fazenda, todas localizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
Cada comunidade tem um objetivo próprio e é criada a partir da necessidade de discussão de temas de interesse de um grupo, resolução de problemas e transferência de melhores práticas, a exemplo de compartilhamento de dados de fiscalização, estudos para elaboração de legislação, gestão de pessoas, entre outros.
A grande vantagem é a facilidade do ‘encontro virtual’, já que os membros podem se reunir com hora marcada numa sala de bate-papo online, por exemplo, ou cada um ao seu tempo, por troca de mensagens, comunicados, documentos e por meio de fóruns criados para discussão de temas. Pode-se também utilizar a ferramenta wiki para a construção coletiva de algum conteúdo, projeto, ideia ou trabalho em grupo.
“O maior ganho é que todo o conteúdo fica registrado no ambiente virtual. Se vamos desenvolver um projeto, por exemplo, cada etapa de discussão e elaboração fica guardada num histórico e, a qualquer momento, pode-se buscar informações antigas ou compreender a evolução do processo”, explica Jeísa Crusoé, da Coordenação de Ensino à Distância.
Ela ressalta que na condução da estratégia da comunidade de prática, das discussões e da construção de conteúdos colaborativos é imprescindível a existência da figura do moderador, que será aquele que possui maior domínio dos assuntos e terá a atribuição de motivar e manter a comunidade ativa, bem como fomentar relacionamentos coesos entre o grupo.
Outra característica da Cop é que, ao alcançar os seus objetivos, ela pode ficar “adormecida”, sem utilização, até que surja uma nova demanda. As informações continuarão armazenadas no ambiente por tempo indeterminado, caso haja necessidade de retorno ao grupo.
As unidades interessadas em criar uma comunidade de prática devem entrar em contato com a Coordenação de Planejamento e Gestão do Conhecimento pelo telefone 71 3116-4568.
Principais comunidades
A comunidade de prática com maior utilização atualmente na Sefaz é a da Inspetoria de Fiscalização de Grandes Empresas (IFEP Sul), implantada em 2011, e que tem funcionamento permanente. É resultado da demanda do grupo de fiscalização da unidade, contando com a coordenação do fazendário Hermenegildo Fraga e com o apoio da inspetora Sandra Rosa Pereira e demais colegas da IFEP Sul.
O objetivo principal é o acompanhamento trimestral da execução da programação fiscal, aliado à comunicação acerca dos informes legais que norteiam o trabalho. Além disso, permite o registro de perfis das empresas ligadas à Inspetoria, possibilitando uma maior interação do grupo e o compartilhamento de experiências profissionais, aprimorando o desempenho das ações fiscais.
A UCS está com uma comunidade em processo de formação. Segundo o diretor da unidade, Ricardo Alonso, a partir dos trabalhos na Gespública, identificou-se a necessidade de um espaço para troca de informações e conhecimentos entre as coordenações, além de um repositório para transferência de boas práticas, documentos, formulários e planilhas. “Pensamos que a melhor opção seria utilizar o espaço do AVA, com a criação de uma comunidade de prática”, relata.
Uma nova comunidade está sendo criada também pelo Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH), como mais um recurso para o projeto “Multiplicadores”, que tem como objetivo implantar ações que promovam saúde, qualidade de vida, integração organizacional e acolhimento aos servidores e colaboradores da Sefaz, de acordo com as necessidades de cada unidade.
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