Fisco tem novo procedimento para extração de NF-e nos sistemas da Sefaz
Uma boa notícia para o Grupo Fisco. Neste mês de maio foi implementada uma nova forma para disponibilização e extração de Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e) solicitadas pelas equipes de fiscalização da Sefaz. Com a mudança, não há mais o limite de 50 mil NF-e por requisição, o que torna o processo mais simples e prático. A Gerência de Automação Fiscal (Geafi) da Diretoria de Planejamento da Fiscalização (DPF) alerta que os servidores devem estar atentos a este novo procedimento.
De acordo com Paulo Medrado, auditor fiscal e coordenador da Geafi/DPF, com essa alteração o Sistema NF-e passa a disponibilizar um único arquivo compactado (.ZIP) para cada requisição. Para descompactar este arquivo, ao invés de clicar diretamente sobre o .ZIP, será necessário utilizar o aplicativo Requisicao_Notas. Este aplicativo irá descompactar e extrair todas as NF-e requisitadas, organizando-as em pastas no local indicado pelo usuário. Para começar a usar o aplicativo Requisicao_Notas, basta solicitar à Gerência de Serviços de TI (Gseti) da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) que faça a instalação. O aplicativo funciona também fora da rede Sefaz.
De acordo com a GEAFI/DPF, o método de disponibilização de arquivos eletrônicos (NF-e, CT-e e EFD) utilizado pela Sefaz-Ba para suas equipes de fiscalização é um dos melhores do país. A Gerência aproveita para esclarecer que a falta de acesso a algumas informações pode estar relacionada à senha. Nesses casos, é preciso solicitar a senha através de e-mail para _Atendimento ao Usuario - DTI/GSETI (HelpDesk@sefaz.ba.gov.br). Outro tipo de problema pode ter a ver com o perfil de acesso para determinada informação e, neste caso, deverá ser encaminhada mensagem para _GESTOR DFEN (gestordfen@sefaz.ba.gov.br).
Outro canal de atendimento interno que pode ser consultado para casos de falta de acesso às informações é o _Suporte Geafi (suportegeafi@sefaz.ba.gov.br). Por fim, a equipe da Gerência de Automação Fiscal alerta que o _Suporte NFE (suportenfe@sefaz.ba.gov.br) deve ser acionado pelo público interno e externo apenas para problemas relacionados a questões técnicas que envolvem a NF-e.
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