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UCS recebe primeiro certificado de autoavaliação pelo Gespública Bahia
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A Universidade Corporativa do Serviços Público (UCS - Unidade Fazenda) recebeu, nesta quinta-feira (31), o primeiro certificado de autoavaliação do nível de gestão da unidade, emitido pelo Comitê do Gespública (Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização) na Bahia. A entrega aconteceu durante a reunião mensal do grupo, realizada na Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan). A Universidade foi a primeira diretoria da Sefaz e setor fora da Superintendência de Administração Tributária (SAT) a obter a certificação.
O diretor da UCS, Ricardo Alonso Gonzalez, disse na oportunidade que, logo quando assumiu a unidade, lançou a ideia de fazer a autoavaliação. "Tudo que fazemos é fruto do trabalho de toda a equipe, desde o funcionário da limpeza ao gestor. Somos responsáveis por zelar pela qualidade do serviço que prestamos, por isso essa certificação pertence a todos da UCS. A intenção agora é avaliarmos os pontos positivos e negativos e procurarmos melhorar".
Segundo a coordenadora do Comitê, Valéria Barreto Peruna (Saeb), a autoavaliação é importante para a organização conhecer em que nível está em termos de maturidade na gestão. "Como no processo da autoavaliação é construído um plano de melhoria, a unidade tem a oportunidade de se aperfeiçoar, alcançando pontuações cada vez mais altas, podendo, inclusive, concorrer a prêmios por desempenho".
Iniciada em maio, a ação do Gespública na UCS foi feita num processo de 80 horas de trabalho, envolvendo representantes de todas as áreas. Foram aplicadas 44 perguntas, dentro de oito critérios de excelência, respondidas de acordo com as práticas de cada setor. A próxima autoavaliação será feita daqui a 18 meses.
O Gespública
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização foi instituído em 23 de fevereiro de 2005 pelo Decreto nº 5.378 com a finalidade de orientar a adoção de práticas de excelência em gestão. O objetivo é assegurar que as organizações públicas alcancem padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão no atendimento às necessidades do cidadão.
A implantação do programa nas unidades da Sefaz iniciou-se em novembro de 2007, com a realização do I Seminário de Excelência em Gestão Pública. Na ocasião, foram apresentados o Modelo de Excelência em Gestão Pública e as ferramentas a serem implantadas na Secretaria, além dos fazendários terem tido a oportunidade de conhecer a experiência de uma organização pública federal, no caso, a Escola de Administração do Exército.
As Inspetorias Fazendárias das cidades de Vitória da Conquista, Feira de Santana, Ilhéus e Jacobina participaram, de forma voluntária, do projeto piloto de implantação do Gespública. Em setembro de 2010, a Infaz Ilhéus foi a primeira unidade da Secretaria a receber o certificado do nível de gestão pelo Programa, sucedida pela Infaz Conquista, em 2011, e as inspetorias de Alagoinhas, Paulo Afonso, Juazeiro, Senhor do Bonfim e Jacobina, em 2012. Além das unidades citadas, a Inspetoria de Fiscalização de Mercadorias em Trânsito da Região Metropolitana de Salvador (IFMT-Metro) também participa do Programa.
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