ESCLARECIMENTO
Diante da nota sobre a nova sede da DAT-Metro publicada nesta quarta-feira (6) pelo Instituto dos Auditores Fiscais – IAF, e considerando que a maioria dos servidores da Diretoria ainda não conhece as novas instalações no prédio da Desenbahia, ainda em processo de reforma, a administração da Secretaria da Fazenda (Sefaz) esclarece:
1. A mudança da DAT-Metro foi uma reivindicação dos fazendários, por conta de problemas com segurança e acesso às instalações na Barros Reis. Nos últimos meses, o pleito ganhou mais urgência por conta do início das operações do metrô: a proximidade com o trajeto dos trens passou a gerar estresse e apreensão por parte de Auditores Fiscais, Agentes de Tributos e Técnicos lotados na Diretoria.
2. Cumprindo um compromisso assumido com os fazendários, a Secretaria identificou novo local para sediar a DAT-Metro: o prédio da Desenbahia, na Avenida Tancredo Neves, prestes a ser desocupado por conta da mudança da agência de fomento para novo endereço na Avenida Paralela.
3. A pedido da direção da Sefaz, a Desenbahia cedeu o sexto andar do seu prédio atual para que tivessem início as obras de adequação, permitindo a mudança emergencial da equipe da Infaz Varejo, a mais atingida por problemas como barulho e trepidação, relacionados à proximidade com a linha do metrô.
4. Com as obras realizadas em regime de urgência, a Infaz Varejo começou a trabalhar no novo endereço no dia 18 de junho. A transferência do restante da equipe ficou condicionada à mudança definitiva da Desenbahia, com a desocupação do prédio e a realização das reformas necessárias.
5. Os preparativos para a transferência integral da DAT-Metro já estão em curso, com muito diálogo entre a SAT, a Direg e cada inspetoria, para aprimorar o layout e assegurar o melhor ambiente possível para os fazendários no novo prédio.
6. Os próprios diretores do IAF estiveram reunidos com dirigentes da Sefaz por pelos menos duas vezes, discutindo o layout das instalações e apresentando sugestões.
7. O planejamento da obra prevê a implantação, nos novos andares, do layout resultante do processo de diálogo com as equipes.
8. Conforme amplamente divulgado pela Sefaz, o 6º andar, onde foi feita a primeira intervenção, passará por ajustes para ficar com o mesmo padrão, o que inclui algumas alterações segundo o modelo dos novos andares, em razão de sugestões dos servidores.
9. As alterações abrangem nova disposição das mesas, e cadeiras com braços. Já as mesas que foram instaladas em tamanho menor que o padrão de 1,40 x 0,80 serão substituídas. Problemas pontuais que vêm sendo identificados, como os banheiros mencionados na nota do IAF, também serão resolvidos na nova etapa da reforma.
10. No prédio novo, cada andar terá sala de convivência com sofá, tevê e outros equipamentos voltados para a integração e os momentos de relaxamento da equipe, sala de reuniões e área de armários específica para cada inspetoria.
11. A nova sede também terá auditório de alto padrão, equipado com sala de projeção, e a instalação de áreas de atendimento no térreo, com cinco salas de reunião.
12. Cada andar terá ainda sala para depósito de caixas com livros e documentos fiscais, o que garantirá, na área de trabalho, um ambiente mais leve e limpo.
A administração da Sefaz informa, por fim, que encara com naturalidade eventuais divergências entre posições da direção da Secretaria e dos dirigentes do IAF, e, mesmo considerando absolutamente descabidas as críticas contidas na nota hoje publicada, mantém-se aberta ao diálogo por entender que a melhoria das condições de trabalho interessa a todos que atuam nesta casa.
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