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Por Dentro da SGF: meio-de-campo entre áreas finalísticas da Sefaz
Atendimento aos contribuintes, desenvolvimento de sistemas informatizados, gestão da tecnologia da informação, capacitação e acolhimento dos servidores são as principais funções desenvolvidas pela Superintendência de Gestão Fazendária (SGF). Trata-se de um trabalho de suma importância, uma espécie de meio-de-campo para viabilizar a realização das atividades finalísticas da Sefaz, explica o superintendente Antônio Félix Mascarenhas.
A SGF, que tem como finalidades o desenvolvimento dos recursos humanos e a modernização administrativa e tecnológica da Sefaz, é composta pelas diretorias de Atendimento (Dirat) e de Tecnologia da Informação (DTI), além da Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (UCS) e do Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH).
Diretoria de Atendimento (Dirat)
A Diretoria de Atendimento (Dirat), gerida por Ângela Dürr, é responsável por estabelecer as políticas de atendimento da Sefaz, garantindo a uniformização e qualidade dos serviços prestados aos contribuintes e demais usuários. É formada pelas gerências de Atendimento Presencial (Gerap) e de Atendimento à Distância (Gerad). A Gerap é composta de três Coordenações Regionais de Atendimento: Corap Metro, cuja titular é Aurea Azevedo; Corap Sul, com Neilton Bidu e Corap Norte, com Robson Aguiar. As Coraps gerenciam o atendimento prestado pessoalmente aos contribuintes através do Pontos de Atendimento (PA) nos SACs e Inspetorias Fazendárias em todo o Estado, prestando serviços como ato declaratório de isenção de ICMS, ato declaratório de isenção de IPVA, solicitações de ITD Causa Mortis e Doação, inscrição de produtor rural, parcelamento, e petições que não estejam disponibilizadas na internet, e o recebimento de denúncias fiscais via WhatsApp.
Já a Gerad, que tem como titular Wilson Lopes, gerencia o atendimento prestado através do site da Sefaz, que oferece 113 serviços aos cidadãos, destacando-se a emissão de DAEs, Nota Fiscal Avulsa, transmissão de Declarações (DPD, DMA e DMD), canal Fale Conosco, e o atendimento prestado pelo Call Center, via 0800-0710071, com uma média de 15.000 mil ligações por mês.
Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI)
Responsável pela infraestrutura de tecnologia da informação da Sefaz, a DTI desenvolve sistemas automatizados para as áreas administrativa, tributária, financeira e contábil; planeja, promove, coordena, executa, acompanha e avalia os programas de modernização administrativa da Sefaz no que se refere ao emprego da TI. Seu titular é o auditor fiscal Hélio Queiroz Júnior.
As gerências da DTI, com seus respectivos líderes, são as seguintes: Segurança da Informação (GSINF) - Márcio Fraga; Desenvolvimento de Sistemas Tributários (GDSAT) - Ednilson Rosa; Desenvolvimento de Sistemas Administrativos e Financeiros (GDSAF) - Zilrisnaide Matos Fernandes Pinto; Tecnologia (GETEC) - Márcia Carvalho; Padrões e Políticas da Informação (GEPIN) - Rogério Prates; Serviços de TI (GSETI) - Marcus Senna.
Atuam na DTI mais de 220 profissionais, em atividades como o desenvolvimento e manutenção de aproximadamente 100 sistemas, com cerca de 25 novas versões de sistemas implantadas por mês. A DTI também é responsável pela gestão e suporte de um parque computacional de mais de 3.200 equipamentos, entre desktops, notebooks e servidores, com uma capacidade de armazenamento corporativo de 370 TB de dados.
Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS)
A Universidade Corporativa do Serviço Público - Unidade Fazenda (UCS) promove a capacitação dos servidores através de cursos e treinamentos em diversas áreas de interesse da Sefaz, e gere o Plano de Carreira do Grupo Fisco. Tem como diretor Ricardo Gonzales, e é composta pelas seguintes coordenações e seus respectivos líderes: Planejamento e Gestão do Conhecimento (Cplan) - Mônica Calixto; Ensino Presencial (Cepre) - Silva Maria Assis; Ensino a Distância (Ceadi) - Luciana Barone; Desempenho de Carreira (Codec) - por Luís Roberto Gouvea; e Serviços Administrativos (Cosea) - Antônio Eduardo Bonadie. Em 2014, a UCS capacitou 3.170 servidores com a realização de cursos e treinamentos nas modalidades presencial e a distância.
Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH)
O Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH), coordenado por Tina Pamponet, promove e desenvolve ações educativas que estimulem a melhoria da autoestima, a valorização da saúde e a qualidade de vida dos servidores. Entre as atividades desenvolvidas pelo NDSH, estão o acolhimento, o encaminhamento e o acompanhamento de servidores na área psicossocial; atividades que favorecem o autoconhecimento e a prevenção de doenças ocupacionais; atividades lúdicas, artísticas e culturais, como a feira de artesanato e a mostra de talentos; feiras de saúde, campanhas de vacinação e doação de sangue; ações de responsabilidade social e incentivo ao voluntariado e encontros para compreensão e integração da equipe - as "rodas de conversa".
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