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UCS conclui diagnóstico organizacional em Gestão do Conhecimento
Conheça o projeto
Com o objetivo de elaborar um programa de gestão do conhecimento (GC) customizado às necessidades da Sefaz, a Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF), por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Sefaz), realizou um diagnóstico de maturidade organizacional, tendo como foco a avaliação de pessoas, processos, sistemas, lideranças e identificação dos fatores críticos de sucesso. Concluído em outubro, o trabalho envolveu 93 gestores do prédio-sede, DAT-Metro, DAT-Norte e DAT-Sul.
O diretor da UCS, Ricardo Gonzalez, disse que o trabalho, iniciado em julho, foi muito criterioso, envolvendo uma sequência de entrevistas, abrangendo os níveis estratégico, tático e operacional. “Com as informações extraídas, a consultoria que realizou o trabalho produziu um diagnóstico detalhado do nível de maturidade em GC, construiu um modelo estruturante de implantação e, vinculado a este, um programa alinhado ao planejamento estratégico da Sefaz”. Segundo ele, esse é um trabalho pioneiro no serviço público estadual.
Para nortear a execução do projeto, foram traçadas as diretrizes estratégicas, para assegurar um programa customizado ao perfil de atividades, tendo como base a análise do contexto organizacional, a avaliação particular de cada área e os pontos fortes e fracos. Serão executados sete projetos no programa de GC, e a implantação está prevista para acontecer em 19 meses.
Segundo o superintendente de Gestão Fazendária, Antônio Felix, esse é o momento propício para a implantação do programa, já que a Sefaz tem passado por transformações inovadoras na área tributária, cujas informações, novos conhecimentos e resultados serão bem trabalhados com o foco em gestão do conhecimento.
A segunda etapa, a implantação do programa, será coordenada pela SGF, que ficará responsável pelo gerenciamento de projetos na área de pessoas, de sistemas, de processos e pela capacitação de líderes do conhecimento. Para a realização desse trabalho, será contratada uma equipe de consultoria, utilizando, para isso, recursos do Profisco – Programa de Modernização e Fortalecimento da Gestão Fiscal do Estado.
“Será necessário o apoio da alta administração e, principalmente, o compromisso de todos os servidores, pois cada um tem algo a ensinar, compartilhar, assim como desenvolver o senso de pertencimento para apoiar as ações de sustentabilidade organizacional. Será um momento de mudança e mobilização”, ressalta Félix.
Resultados
Com a realização do diagnóstico institucional, foi identificado que a Sefaz possui níveis de maturidade diferenciados, de 1 a 3, sendo que esse número pode variar entre 1 e 5. Foram observadas também práticas notórias de gestão do conhecimento – pontuais e diversificadas – que podem ser aproveitadas e intercambiadas entre as unidades.
Alguns dos pontos fortes identificados foram: existência do apoio da alta administração; desdobramentos na agenda estratégica, que serão fortalecidos com a utilização da GC; ambiente institucional voltado para mudanças e melhorias de processos; políticas organizacionais que priorizam o contínuo aprendizado, por possuir uma universidade corporativa há dez anos; e o fato de algumas áreas já executarem práticas de GC.
Segundo Antônio Felix, ficou evidenciado no relatório um fator preocupante, que é o quantitativo de servidores experientes que solicitaram aposentadoria e os que estão prestes a atingir esta condição. “Isto significa considerável perda no capital intelectual da organização e, consequentemente, um grande desafio para a gestão, pois sinaliza a urgência em implantar a gestão do conhecimento”.
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