Política
A Política de Qualidade de Vida Organizacional (QVO) da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia consiste em um conjunto de orientações direcionadoras da manutenção de um ambiente de trabalho positivo e saudável que favoreça a produtividade e o bem-estar das pessoas que integram a coletividade organizacional. O objetivo desta política é assegurar que os planos, programas, projetos e resultados estabelecidos sejam realizados e alcançados de forma integrada. Ela é composta por sete princípios e 16 diretrizes que norteiam a Qualidade de Vida Organizacional na Sefaz:
Princípios
- Assegurar condições adequadas do ambiente físico para a execução do trabalho.
- Assegurar recursos tecnológicos atualizados e adequados ao desenvolvimento do trabalho.
- Primar pela objetividade e clareza da comunicação horizontal e vertical com os servidores e colaboradores.
- Assegurar um sistema de recompensas pautado no reconhecimento das competências e na geração de resultados pelos servidores.
- Desenvolver, em todas as unidades da Sefaz, ações com foco na atenção à saúde, segurança no trabalho e na sustentabilidade ambiental.
- Promover o desenvolvimento profissional do servidor em consonância com as estratégias da organização, com as competências requeridas e com o desempenho das pessoas.
- Primar pela manutenção de relacionamentos interpessoais respeitosos e construtivos.
Diretrizes
- Avaliação do ambiente físico a partir de critérios ergonômicos, de salubridade, de segurança e de acessibilidade e implementação de ações pertinentes.
- Manutenção periódica e continuada das instalações físicas de acordo com as necessidades identificadas e padrões definidos.
- Avaliação sistemática de necessidades tecnológicas, adequadas à realidade da Sefaz.
- Desenvolvimento, implantação e monitoramento das soluções tecnológicas adotadas.
- Disponibilização de suporte tecnológico adequado à otimização dos processos de trabalho.
- Adoção de mecanismos que favoreçam o intercâmbio de informações, a comunicação entre gestores e servidores/colaboradores, intra e inter equipes, sobre a realização do trabalho nos diferentes níveis e o fortalecimento de compromissos funcionais.
- Utilização de mecanismos de comunicação interna que favoreçam a divulgação de resultados, práticas, projetos da organização e que fortaleçam o compromisso do servidor com a Sefaz e a sua missão.
- Valorização do conjunto de atividades desenvolvidas pelos servidores/ colaboradores enfatizando a sua importância para o alcance dos resultados da Sefaz.
- Adoção de mecanismos de recompensa que contemplem os resultados alcançados pelos servidores/equipes em consonância com os resultados esperados pela Sefaz.
- Realização de ações voltadas para o bem-estar físico e mental do servidor/colaborador no exercício de suas atividades.
- Promoção de ações de caráter sociocultural que visem a integração entre o servidor/colaborador e a organização.
- Realização de ações voltadas para a sustentabilidade ambiental.
- Elaboração e implantação de planos de segurança no trabalho e de contingências.
- Definição de resultados esperados e de critérios de avaliação dos servidores e colaboradores no exercício de suas atividades, visando o desenvolvimento profissional.
- Gestão do desempenho com a identificação de necessidades de capacitação profissional baseadas na relação entre resultados esperados e alcançados, desempenho e contexto.
- Definição do papel do gestor no apoio e na orientação de suas equipes de trabalho