Política



A Política de Qualidade de Vida Organizacional (QVO) da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia consiste em um conjunto de orientações direcionadoras da manutenção de um ambiente de trabalho positivo e saudável que favoreça a produtividade e o bem-estar das pessoas que integram a coletividade organizacional. O objetivo desta política é assegurar que os planos, programas, projetos e resultados estabelecidos sejam realizados e alcançados de forma integrada. Ela é composta por sete princípios e 16 diretrizes que norteiam a Qualidade de Vida Organizacional na Sefaz:


Princípios
  1. Assegurar condições adequadas do ambiente físico para a execução do trabalho.
  2. Assegurar recursos tecnológicos atualizados e adequados ao desenvolvimento do trabalho.
  3. Primar pela objetividade e clareza da comunicação horizontal e vertical com os servidores e colaboradores.
  4. Assegurar um sistema de recompensas pautado no reconhecimento das competências e na geração de resultados pelos servidores.
  5. Desenvolver, em todas as unidades da Sefaz, ações com foco na atenção à saúde, segurança no trabalho e na sustentabilidade ambiental.
  6. Promover o desenvolvimento profissional do servidor em consonância com as estratégias da organização, com as competências requeridas e com o desempenho das pessoas.
  7. Primar pela manutenção de relacionamentos interpessoais respeitosos e construtivos.

Diretrizes
  1. Avaliação do ambiente físico a partir de critérios ergonômicos, de salubridade, de segurança e de acessibilidade e implementação de ações pertinentes.
  2. Manutenção periódica e continuada das instalações físicas de acordo com as necessidades identificadas e padrões definidos.
  3. Avaliação sistemática de necessidades tecnológicas, adequadas à realidade da Sefaz.
  4. Desenvolvimento, implantação e monitoramento das soluções tecnológicas adotadas.
  5. Disponibilização de suporte tecnológico adequado à otimização dos processos de trabalho.
  6. Adoção de mecanismos que favoreçam o intercâmbio de informações, a comunicação entre gestores e servidores/colaboradores, intra e inter equipes, sobre a realização do trabalho nos diferentes níveis e o fortalecimento de compromissos funcionais.
  7. Utilização de mecanismos de comunicação interna que favoreçam a divulgação de resultados, práticas, projetos da organização e que fortaleçam o compromisso do servidor com a Sefaz e a sua missão.
  8. Valorização do conjunto de atividades desenvolvidas pelos servidores/ colaboradores enfatizando a sua importância para o alcance dos resultados da Sefaz.
  9. Adoção de mecanismos de recompensa que contemplem os resultados alcançados pelos servidores/equipes em consonância com os resultados esperados pela Sefaz.
  10. Realização de ações voltadas para o bem-estar físico e mental do servidor/colaborador no exercício de suas atividades.
  11. Promoção de ações de caráter sociocultural que visem a integração entre o servidor/colaborador e a organização.
  12. Realização de ações voltadas para a sustentabilidade ambiental.
  13. Elaboração e implantação de planos de segurança no trabalho e de contingências.
  14. Definição de resultados esperados e de critérios de avaliação dos servidores e colaboradores no exercício de suas atividades, visando o desenvolvimento profissional.
  15. Gestão do desempenho com a identificação de necessidades de capacitação profissional baseadas na relação entre resultados esperados e alcançados, desempenho e contexto.
  16. Definição do papel do gestor no apoio e na orientação de suas equipes de trabalho
Para mais detalhes, acesse o link abaixo:
Política de QVO