ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) - Associação internacional de profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio, sem fins lucrativos, independente de fornecedores e dedicada à práticas de BPM.
Analista de Processos - Trabalha com gerenciamento, controle, melhoria e transformação de processos, bem como o desenvolvimento e manutenção de um repositório de modelos de referência e padrões, processos de negócio e medições. Suporta o desenho e a implementação de novos processos de negócio.
AS-IS - Situação atual dos processos de negócio.
Atividade - Decomposição de um subprocesso. Atividade é um trabalho realizado na organização composta de: a) Entrada - objeto real ou abstrato ou informação que sofrerá transformação pela atividade; b) Regras de negócio - informação que restringe a atividade e regula a transformação de entradas em saídas; c) Saídas - objeto ou informação produzida como resultado da execução da atividade; d) Executor - recursos (equipamentos, pessoas) necessários para execução da atividade.
Benchmarking - definido como um processo sistemático de avaliação de produtos, serviços ou métodos em comparação a uma organização reconhecida por suas melhores práticas.
Biblioteca de processos de negócio - Conjunto de representações de processos de negócio, pode conter modelos com visão macro, descrição de objetivos de processos e aplicações, definição de atividades, responsabilidades, descrições de procedimentos, referências a modelos e padrões de mercado.
BPI (Business Process Improvement) - Enfoque para aperfeiçoar e entender os processos de negócio com objetivo de alcançar metas e melhorar resultados dos processos. O primeiro passo da BPI é determinar o cenário atual dos processos, o AS-IS, e depois definir o cenário futuro (já com as sugestões de melhorias), o TO-BE.
BPM (Business Process Management) - Enfoque disciplinado para identificar, desenhar, executar, documentar, avaliar, monitorar e controlar processos de negócio automatizados e não automatizados para atingir resultados consistentes, alinhados com objetivos estratégicos da organização. BPM envolve a definição deliberada, consistente ecada vez mais apoiada por tecnologia, melhoria, inovação e gerenciamento de processos de negócio ponta-a-ponta, que levam a resultados melhores, criam valor e habilitam a organização atingir seus objetivos de negócio com maior agilidade.
BPMM (Business Process Maturity Model) - Estrutura de maturidade níveis para formar alicerces sucessivos à melhoria contínua de processos. Compreende um conjunto de objetivos de processo que, quando satisfeito, estabilizam um componente importante de processo. Os níveis de maturidade são: (1) Inicial (2) Gerenciado (3) Padronizado (4) Previsível (5) Inovando.
BPMN (Business Process Modeling Notation) - Especificação para modelagem visual de processos com objetivo de prover uma interaface simples, mas poderosa que possa ser utilizada tanto por profissionais de processos e sistemas, como por usuários.
BPMS - Business Process Management Systems: Soluções de aplicações integradas de software para gerenciamento de processos de negócio.
BRE (Business Rules Engine) - Motor de Regras de Negócio, executa regras de negócios que determinam quais conteúdos devem ser mostrados no momento da execução do processo.
BRE (Business Rules Engine) - Motor de Regras de Negócio, executa regras de negócios que determinam quais conteúdos devem ser mostrados no momento da execução do processo.
BSC (Balanced Scorecard) - é um enfoque que "traduz a missão e visão das organizaçãoes em um conjunto abrangente de métricas de desempenho que serve de base para um sistema de medição e gerenciamento estratégico". Leva em conta quatro perspectativas: Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizado-Crescimento
BSO (Business Services Orchestration) - Orquestração de Serviços de Negócios é um conceito relacionado ao gerenciamento de processos de negócio cuja missão é organizar serviços para pessoas, sistemas e corporações.
Cadeia de Valor Agregado - VAC (Value Added Chain) - Significa considerar todas as atividades desde a produção até a entrega que agregam valor a produtos e/ou serviços. Agregar valor nessa cadeia de forma mais significativa e eficiente normalmente torna a organização mais competitiva frente a seus concorrentes.
Check list - Lista de verificação. Itens agrupados e listados para facilitar comparação ou garantir que ações associadas sejam gerenciadas adequadamente e não sejam esquecidas.
Data Warehouse - Repositório de Informações. Base de informações históricas para acesso rápido de pesquisas estruturadas.
Deliverable - Entregável. Qualquer produto ou serviço resultado de uma atividade, subprocesso que será entregue a um cliente ou usuário. Sujeito à aprovação do patrocinador, gerente, cliente ou usuário.
Desempenho do processo - Resultados reais alcançados na execução de um processo em relação às metas estabelecidas.
Diagrama - Representações gráficas elaboradas para visualizar uma determinada realidade, de forma simplificada, possibilitando melhor entendimento. Diagramas se compõem basicamente de símbolos e notações, bem como informações de texto que complementam as representações.
Diagrama de Alocação de Funções - FAD (Funcion Allocation Diagram) - Diagrama que descreve o detalhamento de cada atividade, identificando seus insumos e produtos, entradas e saídas de informações, documentos e ou sistemas aplicativos e unidade organizacional que a executa. É utilizado como alternativa para evitar excesso de objetos no fluxo de processo.
Diagrama de processo - Representa os principais elementos do fluxo dos processos.
Dono de processo - Responsável pelo desenho e desempenho final do processo e pela prestação de contas sobre sua execução. Suporta e defende o processo, monitora indicadores-chave de desempenho e incorpora melhorias ao processo. Seu limite de autoridade sobre o processo pode variar, como também podem existir variações para esse papel (coordenador, Líder).
EAI - Integração de Arquitetura Organizacional. É um enfoque que permite o movimento e troca de informações entre diferentes aplicações e processos de negócios da organização.
Escritório de processos - Estrutura necessária para que as ações em gerenciamento e automação de processos da organização sejam executadas de forma alinhada, aperfeiçoadas e com foco do cliente. Entre suas principais atribuições estão a modelagem e elaboração de AS-IS e proposta de TO-BE, implementação de melhorias, gerenciamento e controle de processos, inovação, criação e manutenção da biblioteca de processos, acompanhamento de indicadores de desempenho de processos.
Estratégia - Definição de como recursos serão alocados para se atingir determinado objetivo.
Evento de negócio - Estímulo que ocorre na organização ou no mundo exterior e que ativa processos na área de negócio, produzindo uma resposta. Tipos de evento: 1) Temporal - após o alcance de um período de tempo preestabelecido. 2) Com base em ação específica - quando um evento definido ocorre. 3) Com base em regras - combina em ocorrência de dois ou mais eventos (temporais ou baseados em ação).
Gargalos- Restrição no processo que cria um acúmulo de trabalho a ser feito, enquanto outras atividades que dependem desse resultado permanecem ociosas.
Gerenciamento de desempenho de processos - Envolvem definições de desempenho-chave de processos, monitoramento e controle de operações, incluindo métodosde medição, modelagem, simulação e suporte à decisão. Provê informações necessárias para gerentes de processo ajustarem os recursos visando atender objetivos do processo.
Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) - Abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.
Gerenciamento de riscos - identifica problemas potenciais antes que ocorram de maneira que atividades que lidam com riscos possam ser planejadas e invocadas conforme necessário ao longo da vida do produto, projeto ou serviço para itigar impactos adversos no atingimento de objetivos.
Governança de BPM - Diz respeito a definição de diretrizes e regras para a condução das ações de BPM e regras para a condução das ações de BPM e a consequente determinação de responsabilidades e autoridades pelas ações dentro de uma organização. A logica de governança deve reforçar o alinhamento estratégico entre o gerenciamento de processos e os interesses e particularidades do negócio, bem como evitar a duplicidade de esforços relativos a iniciatiVas BPM.
Implementação de Processos de Negócio - Realização do desenho aprovado de processo de negócio em procedimentos e fluxo de trabalho documentados, testados e operacionais.
Indicador-chave de desempenho (KPI - Key Performance Indicator) - Métrica significativa usada para monitorar o progresso dos processos em relação a uma meta preestabelecida. KPIs são "veículos de comunicação" permitindo que executivos envolvam diretamente colaboradores na consecução de objetivos da organização.
Just-in-time - Modelo de produção no qual cada processo é suprido com os itens certos, no momento certo, na quantidade certa e local certo. Põe em prática a lógica da produção "puxada" pelo cliente.
Macro processo - Processo que usualmente envolve mais de uma função na estrutura organizacional e a sua operação têm impacto significativo na forma como a organização funciona.
Mapeamento de processos - Descrição gráfica através de fluxos do funcionamento de um processo. O mapeamento auxilia na visualização do processo, relacionamento de suas variáveis e relacionamento com outros participantes (pessoas, processos, sistemas), eventos, resultados etc., em vários níveis de detalhes.
Maturidade do processo - Ponto no qual um processo específico é explicitamente definido, administrado, medido, controlado e efetivado.
Medição de desempenho de processos - Provê informação necessária para que os gestores tomem decisões corretas sobre a alocação de recursos em suas operações de negócio, de forma a atingir os objetivos estabelecidos. Um gerenciamento efetivo de processos requer medição e controle do desempenho. Tipicamente envolve estabelecer objetivos, metas e indicadores; mensurar o desempenho atual; e revisar a eficiência e eficácia dos processos de negócio.
Modelagem de processos de negócio - Mecanismo utilizado para retratar a situação atual e descrever a visão futura dos processos de negócios. Tem como objetivo otimizar os processos executados dentro de uma organização. Pode ser "dividida" em dois grandes momentos de análise e mapeamento do ambiente de negócio: Situação atual (AS-IS) e Situação proposta (TO-BE).
Negócio - Refere-se a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades de entrega de valor a clientes a gerar retorno de investimento a partes interessadas.
Organização orientada a processos - Organizações criadas com visão voltada para realidade externa. Geranciamento horizontal e trabalho orientado ao processo como um todo. Processos possuem um dono ou reponsáveis claramente definidos.
Parte interessada (Stakeholder) - Tradução do termo "Stakeholder" utilizado para designar pessoas, instituições ou organizações que, de alguma maneira, são influenciadas ou impactadas pelas ações de uma organização. Ou impactam a organização (sócios, por exemplo, que definem metas e requisitos a serem alcançados).
Patrocinador (Sponsor) de projeto de processo - Patrocinador proporciona recursos (financeiros, humanos, materiais) para o projeto de processo de negócio, resolve problemas e trocas de escopo, aprova entregáveis e proporciona direcionamento de alto nível. Também defende o projeto de processo de negócio dentro da organização.
PDCA (também conhecido como como ciclo de Deming) - Tem por objetivo a aplicação do ciclo de melhoria contínua de um processo. Divide-se em quatro fases: Planejar, Executar, Verificar e Agir.
Planejamento estratégico - Determina e revela o propósito organizacional em termos de valores, missão, objetivos, estratégias, metas e ações, descrevendo as condições internas de resposta ao ambiente externo com vistas ao fortalecimento da organização.
Processo - Conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas. Os processos são disparados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem conduzir ao término do processo ou a outro processo. Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas e consomem recursos na sua execução (tempo, dinheiro, materiais).
Processo de negócio - Conjunto de atividades interdependentes, ordenadas no tempo e espaço de forma encadeada, que ocorrem como resposta a estímulos (eventos) e que possuem um objetivo, início, fim, entradas e saídas bem definidos. Estão ligados diretamente a cadeia de valor, "core business" ou ao negócio principal da organização. É definido como um trabalho ponta-a-ponta que entrega valor aos clientes.
Processo primário - Processo que diretamente entrega valor aos clientes. Forma a cadeia de valor onde cada passo agrega valor ao passo anterior conforme medido por sua contribuição à criação ou entrega de um produto ou serviço, em última instância, gerando o valor final.
Processo de serviços - Processos de serviços são caracterizados por: 1) Intangibilidade - Resultado é algo que é experimentado, mas não pode ser tocado ou preservado da mesma maneira que bens físicos. 2) Heterogeneidade - Falta de consistência nos insumos e produtos durante o processo de produção do serviço. Variação no processo. 3) Inseparabilidade - Envolvimento do cliente durante o processo de produção. 4) Perecibilidade - Característica peculiar dos serviços que não permite que sejam armazenados, nem estocados, nem reusados ou recuperados.
Processo de suporte - Processo que não está diretamente ligada à geração do produto ou serviço, mas, existe para possibilitar que processos primários possam ser realizados com o mínimo esforço possível, além de fornecer as condições operacionais necessárias com antecedência. Processos de suporte podem incluir infra-estrutura, recursos humanos, tecnologia, compras e qualidade.
Projeto de processo de negócio - Esforço temporário empreendido para criar um novo processo de negócio, através de melhoria, transformação pela inovação ou uso de tecnologia emergente, reengenharia, reestruturação, terceirização ou afins. Possui início e fim definido, escopo, equipe de trabalho, gerente de projeto e recursos humanos, materiais e financeiros alocados.
Redesenho - Aperfeiçoamento do processo entendido como melhorias a serem realizadas por meio de racionalização, revisão ou reestruturação de fluxos de trabalho.
Regras de negócio - Políticas, normas e padrões que influenciam ou guiam o comportamento do negócio. A execução das atividades deve sempre respeitar as regras que o negócio possui. São declarativas e não podem ser decompostas sem perder seus significados.
Repositório de processos - Localização central para armazenar informação sobre como uma organização opera. A informação pode estar contida em várias mídias, em particular, repositórios eletrônicos variam de recipientes passivos que armazenam artefatos de processos de processos (referenciados também como objetos de processos) até repositórios que incluem monitoramento, execução, gerenciamento e reporte sobre processos de negócio.
SOA (Service Oriented Architecture) Arquitetura Orientada a Serviços - Estilo de arquitetura de software cujo princípio fundamental preconiza que funcionalidades implementadas por aplicações devem ser disponibilizadas na forma de serviços. Além da perspectiva estritamente técnica, a arquitetura orientada a serviços também se relaciona com determinadas políticas e conjuntos de "boas práticas" que pretendem criar um processo para facilitar a tarefa de encontrar, definir e gerenciar os serviços disponibilizados.
Subprocesso - Detalhamento interno de um processo.
Tarefa - Decomposição ou detalhamento de uma atividade. É a menor unidade de trabalho com significado executada por uma pessoa ou máquina.
TO-BE - Representa melhorias nos processos de negócio. Visa produzir alternativas para a situação atual. Os modelos TO-BE incorporam boas práticas, redesenho e/ou inovação.
Trabalho ponta-a-ponta - Envolve todo trabalho, cruzando limites funcionais, necessários para entregar valor aos clientes.
Workflow - Fluxo de trabalho. É a sequencia de passos necessários para que se possa atingir a automação de processos de negócio, de acordo com um conjunto de regras definidas, envolvendo a noção de processos, permitindo que estes possam ser transmitidos de uma pessoa para outra de acordo com algumas regras.