Núcleo vai centralizar monitoramento de suspeitas de Covid-19 na Sefaz
Gestores deverão informar ao Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano sobre os casos suspeitos de coronavírus na Sefaz para que os servidores recebam suporte emocional e as orientações recomendadas pela Secretaria da Saúde.
O Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (SGF/NDSH), responsável por promover ações de saúde e bem-estar na Sefaz, vai centralizar o monitoramento de casos suspeitos de coronavírus na secretaria. Os chefes imediatos deverão comunicar ao Núcleo sobre servidores que apresentarem dois ou mais sintomas da doença, a exemplo de coriza, tosse, febre, dificuldade de respirar e falta de olfato. A orientação é enviar e-mail para a coordenadora Tina Pamponet (tina@sefaz.ba.gov.br), informando o nome do servidor e um telefone para contato. O Núcleo se encarregará de prestar as orientações necessárias para estes gestores e colaboradores a respeito dos protocolos de isolamento e higienização de locais de trabalho, de acordo com as recomendações da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e também por oferecer ao servidor orientação e suporte emocional.
A coordenadora Tina Pamponet ressalta que o nome do servidor ficará em sigilo, assim como ocorre com os demais atendimentos de saúde realizados pelo Núcleo. A decisão de centralizar o acompanhamento, pelo NDSH, de casos suspeitos de Covid-19 foi alinhada, junto com outras medidas de combate à pandemia na Sefaz, na última reunião do Comitê Gestor do Programa de Qualidade de Vida Organizacional (QVO), realizada no dia 13 de maio.
O comitê é presidido pelo superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Félix Mascarenhas, e conta com as participações do superintendente de Administração Tributária, José Luiz Souza, dos diretores Geral e Administrativo, de Tecnologia da Informação, da Universidade Corporativa (UCS) e de Administração Tributária (regiões Metropolitana, Norte e Sul), além dos coordenadores do NDSH e de representantes da Ascom.
"A Sefaz já vem adotando medidas de combate ao coronavírus desde o início da pandemia, como a instalação de dispensadores de álcool em gel, a distribuição de máscaras e o reforço da higienização dos ambientes de trabalho. No comitê gestor, estamos alinhando as próximas ações a serem realizadas em toda a Sefaz, tendo em vista que estamos tendo mais informações a respeito da Covid-19 e suas formas de propagação, para que os servidores tenham as condições de segurança necessárias para desenvolverem seu trabalho", explica o presidente do comitê, Félix Mascarenhas. "Reitero a todos que o sigilo com relação ao nome dos servidores que nos procuram será mantido por já fazer parte da nossa ética profissional com os acolhimentos", ressalta a coordenadora Tina Pamponet.
Atendimento médico para casos suspeitos
A coordenadora do NDSH recomenda que os servidores que apresentem sintomas devem procurar orientação médica por meio dos canais de atendimento disponibilizados pela Secretaria da Saúde ou convênios médicos particulares. De acordo com a coordenadora, ao começar a sentir sintomas que possam estar relacionados com a Covid-19, o servidor poderá seguir os seguintes procedimentos:
- Buscar uma emergência médica:
Contatar o número 155, serviço Tele Coronavírus da Sesab, que funciona das 7h às 19h, com uma equipe de saúde que dará as orientações;
Contatar o número 71 3118-8499, Chat Coranavírus;
Utilizar o aplicativo Monitora Covid-19, do Governo do Estado, que oferece suporte por meio de chat com profissionais de saúde;
Caso possua algum serviço de assistência médica domiciliar, como Vitalmed, pode ligar e conversar com médico plantonista;
Associados da Asfeb têm os seguintes canais de atendimento:
(71) 2201-2220/2222 /2207/8220/8287 ou ainda WhastApp 71 98243-7942 e 71 98198-1398;
Associados do Planserv possuem a Central de Teleorientação, com o número 71 3402-3702. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h;
Buscar orientação do seu médico.
Suporte emocional:
Desde o mês de abril, o NDSH está oferecendo apoio emocional aos servidores e colaboradores via telefone e Whatsapp. Os servidores que desejarem atendimento, estejam ou não apresentado sintomas relacionados ao coronavírus, podem entrar em contato com o Núcleo pelos seguintes telefones:
71 99963-9241 - Tina Pamponet (coordenadora do NDSH e assistente social);
75 99134-0936 - Rejane Reis (coordenadora do NDSH na DAT-Norte e psicóloga);
71 98898-9280 - Ivana Nogueira (coordenadora do NDSH na DAT-Metro);
71 99990-1568 - Gilvânia Martins (servidora do NDSH e médica).
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