|
AGE inicia programa de certificação em controle interno
O controle interno como instrumento de aperfeiçoamento da governança na administração pública. Este foi tema norteador da aula inaugural do novo Programa de Certificação em Controle Interno do Governo do Estado. O programa de capacitação, coordenado pela Auditoria Geral do Estado (AGE), órgão vinculado à Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba), foi aberto em solenidade on-line na tarde da última terça-feira (22), com a palestra do doutor em Controladoria e Contabilidade e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBa), José Maria Dias Filho. Participaram também da solenidade de abertura o auditor geral do Estado, Luis Augusto Rocha, a diretora da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda (SGF/UCS), Nilma Oliveira, e a reitora da Uneb, Adriana Marmori.
O público presente reuniu 61 participantes, entre alunos do novo curso e convidados externos. A capacitação, primeira com certificação pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), contará com aulas presenciais e on-line de março a dezembro deste ano. O auditor geral do Estado, Luis Augusto Rocha, destacou o novo formato da capacitação, que passa a contar com respaldo da certificação pela Uneb, o que, na sua opinião, agrega valor acadêmico à formação necessária aos integrantes das Coordenações de Controle Interno do Estado (CCI).
“Como órgão central e sistêmico desta rede de controle interno, formado pelas unidades setoriais, compete à AGE fazer tanto a normatização de suas atividades e a supervisão dos seus trabalhos, como a capacitação de seus integrantes”, disse Luis Augusto, lembrando que, para atender a estes objetivos, uma das primeiras iniciativas tomadas na gestão da AGE foi formatar um programa de capacitação na área, visto que havia uma diversidade profissional muito grande entre os perfis que integravam as Coordenações de Controle Interno.
“Começamos com o programa de capacitação es 2015 e de lá para cá já capacitamos cerca de 200 servidores em controle interno”, comentou. O auditor Geral explicou que o programa visa capacitar e certificar os servidores estaduais que atuam nas unidades de controle interno dos diversos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual para o exercício das suas funções.
A reitora da Uneb, Adriana Marmori, ressaltou a importância da Universidade estar integrando este programa. A troca de conhecimento, explicou, fortalece tanto a administração pública, receptora do conhecimento, como a universidade e seus quadros docente, técnico e estudantil. “É valoroso para nós poder colaborar com este programa e contribuir com o Estado neste processo informativo que tem viés prático extremamente significativo”, destacou.
De acordo com a diretora da UCS/Sefaz, Nilma Oliveira, a certificação pela Uneb vai agregar ainda mais valor às capacitações da UCS. “O acordo de cooperação técnica vai propiciar o alinhamento da capacitação ao conjunto de critérios pedagógicos necessários à sua execução, assim como a metodologia de aplicação do processo de avaliação e aprendizagem”, informa Nilma.
Palestra
Com a palestra “Controladoria no Setor Público: um instrumento de Governança”, o professor-doutor da Ufba, José Maria Dias Filho, abordou os aspectos práticos da execução das ações de controle interno no âmbito da administração pública, frente às transformações e ao processo de evolução que vem acontecendo no setor público de forma exponencial.
Em sua aula, José Maria salientou que o principal beneficiário neste processo de formação é o cidadão, receptor final dos bens e serviços gerados pela administração pública. “Sabemos que, neste processo de aperfeiçoamento do capital humano no âmbito do serviço público, quem efetivamente ganha, quem efetivamente se beneficia em última instância é a sociedade, é o cidadão que paga seus impostos, trabalha e espera dos gestores públicos que cada centavo destes recursos seja realmente bem aplicado segundo os princípios que regem a administração pública”, salientou, reconhecendo a importância da capacitação dos servidores destacados para o exercício do controle interno no Estado.
Mais sobre o programa
O Programa de Certificação em Controle Interno da Auditoria Geral do Estado tem como objetivo o aumento da eficiência e da eficácia das atividades de controle interno nos órgãos e entidades do Estado da Bahia, mediante o aprimoramento técnico do quadro de servidores que atuam nas Coordenações de Controle Interno e demais estruturas equivalentes. A primeira turma capacitará 40 servidores de Controle Interno. Ao todo, o controle interno no Estado da Bahia conta com cerca de 200 servidores distribuídos nas 62 unidades de controle interno existentes.
O Programa está estruturado em módulos, que vão acontecer de forma híbrida, com uma parte on-line, pelo Microsoft Teams, e outra presencial. O conteúdo a ser executado inclui tópicos como Governança Pública, Sistema Estadual de Controle, Planejamento, Execução e Comunicação de Resultado, Licitação e Contratos, Convênios e Parcerias, Material e Patrimônio, Gestão da Folha de Pagamento entre outros.
Curta, acompanhe e compartilhe:
Facebook: facebook.com/sefaz.govba
Twitter: twitter.com/sefazba
Instanet – o Instagram dos fazendários: @instanetsefaz
Instagram Sefaz-Ba: @sefazbahia
Instagram Nota Premiada Bahia: @notapremiadabahia
|
|