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SGF faz balanço de 2011 ouvindo gerentes
Com o objetivo de apresentar o balanço das atividades realizadas por cada gerência em 2011 e levantar perspectivas para o próximo ano, a Superintendência de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF) se reuniu na manhã da última quarta-feira (14), no auditório da UCS, com suas gerências e diretorias no encontro intitulado “A gerência com a palavra”.
Na abertura, o superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária, Jorge Wilton, ressaltou a importância de cada gerência ter a oportunidade de expor o que foi realizado durante o ano e apontar os principais problemas, dificuldades e perspectivas para 2012. “Hoje estamos invertendo os papéis, ao invés de os diretores estarem com a palavra, primeiramente cada gerência terá a oportunidade de compartilhar o trabalho feito durante o ano e apresentar também quais são as propostas para o ano que se aproxima, fundamental para o desenvolvimento contínuo da gestão na Sefaz”, explicou.
O secretário Carlos Martins também esteve presente no encontro parabenizando as gerências e diretorias pelo trabalho realizado e destacando o quão importante é refletir sobre os pontos positivos e negativos da atuação de cada gerência, e assim promover os ajustes necessários. Disse ainda que no aspecto da gestão conseguiu-se introduzir algumas práticas que possibilitaram maior integração entre as superintendências de administração financeira, tributária e de gestão fazendária e que se deve dar continuidade ao processo iniciado com o PDG.
“Momentos como este, quando sentamos para discutir sobre nossa atuação e perspectivas, é que nos permitem planejar e definir claramente nossos objetivos fundamentais, até mesmo para prestarmos contas à sociedade com transparência. Nosso objetivo na gestão da Sefaz tem sido a valorização das pessoas, buscando o lado mais humano e por isso em 2012 daremos continuidade ao processo de capacitação gerencial, investindo para tornar a Sefaz mais humana e solidária. Precisamos discutir o plano de capacitação para 2012, pois esse será um ano de grandes desafios com o redesenho da SAT e posteriormente o redesenho da SAF. Será um período também de intensificação e disseminação do Gespúplica para todas as unidades, quando faremos com que as pessoas abracem esse projeto. Que o novo ano possa vir com novos desafios e perspectivas e que todos nós estejamos prontos para enfrentá-los”, finalizou.
Principais Ações
Entre as ações desenvolvidas pela equipe da SGF é possível destacar aquelas promovidas pelo Programa de Educação Tributária que investiu R$ 1.898.335,00 no campeonato baiano de futebol da 1ª e 2ª divisão, além de mais de R$ 6.000.000,00 em cerca de 570 instituições participantes, beneficiando entidades como o Hospital Martagão Gesteira e Obras Sociais de Irmã Dulce, dentre outras.
Para a promoção da qualidade de vida, através dos cuidados com a saúde, o Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano (NDSH) desenvolveu o Momento Saúde, projeto voltado para os servidores e funcionários terceirizados dos postos fiscais e principalmente para os motoristas das transportadoras. O projeto contou com o apoio do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT), na realização de um trabalho voltado para a rotina estressante e agitada desses trabalhadores que acabam levando uma vida sedentária e sem tempo para cuidados com a saúde e alimentação. Durante o Momento Saúde são disponibilizados serviços de orientação nutricional, atendimento psicológico, avaliação odontológica, avaliação de postura, cálculo do IMC, massoterapia, aferição de pressão, entre outros. Essa iniciativa foi marcante no âmbito do compromisso da organização com a responsabilidade social.
Na área de capacitação, coordenada pela UCS, destacou-se a conclusão do PDG - Programa de Desenvolvimento Gerencial, conduzido pela Fundação Dom Cabral e a finalização do Curso de Especialização em Administração Financeira Governamental, em parceria com a UFBA, além dos cursos na área de inteligência, português jurídico e de telecomunicações.
Foram ainda selecionados e treinados novos atendentes para o call-center e desenvolvido o projeto de redesenho do portal eletrônico da SEFAZ para Internet. Também se consolidou o uso de uma metodologia para a gestão de projetos.
A equipe da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) foi importante protagonista na elaboração da política estadual de segurança da informação lançada recentemente e, em parceria com a PRODEB, conduz a segunda fase do projeto de instituição de um ambiente de contingência, com prioridade para a nota fiscal eletrônica, com o objetivo de prevenir riscos no sistema e eventuais prejuízos institucionais e aos contribuintes.
Entre outras perspectivas para 2012, se estabeleceram a continuidade do Programa de Desenvolvimento Gerencial, a parceria com a SAT e a SAF no redesenho de seus processos, a atualização do planejamento estratégico, a modernização da intranet tornando a home page mais amigável, além da capacitação de mais de 3000 servidores de todo o estado para a utilização do FIPLAN.
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