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QVO apresenta avanços em seu primeiro ano de implementação
Durante o primeiro ano de existência do Programa de Qualidade de Vida Organizacional (QVO) da Secretaria da Fazenda muitos avanços foram alcançados nos projetos desenvolvidos por diferentes áreas. Em 2017, quando o QVO ainda era um projeto, os servidores responderam a uma pesquisa de satisfação que apontou os caminhos para a criação da política de qualidade de vida organizacional da Secretaria. A partir da definição da política, o QVO recebeu status de programa e foi citado como destaque positivo pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), por meio de sua Metodologia para Avaliação da Maturidade e Desempenho da Gestão Fiscal (MD-Gefis), feita no último mês de maio.
Com os princípios e diretrizes da política de QVO estabelecidos, as unidades passaram a desenvolver projetos relacionados ao ambiente físico e condições de trabalho, comunicação e relações socioprofissionais, reconhecimento, valorização e desenvolvimento do servidor e saúde e atenção ao Servidor. A execução dos projetos recebe o acompanhamento do Comitê Gestor do QVO, que é presidido pelo superintendente de Desenvolvimento da Gestão Fazendária (SGF), Félix Mascarenhas, e também é representado pelo assessor de comunicação, diretor administrativo, pelos diretores de Administração Tributária das regiões Metropolitana, Norte e Sul; pelos diretores de Tecnologia da Informação; da Universidade Corporativa do Serviço Público – Unidade Fazenda e pelo coordenador do Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano.
Félix detalha os progressos alcançados ao longo do primeiro ano do programa. “Isso só confirma que os projetos estão acontecendo. Que o QVO não é só um sonho, não é um projeto apenas no papel, o QVO é uma realidade. Temos todo o apoio do secretário Manoel Vitório e do subsecretário João Aslan para fazer mais e atender às expectativas apresentadas pelos servidores na pesquisa de satisfação realizada lá atrás. Vamos continuar trabalhando para uma Sefaz com uma gestão humanizada, que prima pela promoção da saúde e do bem-estar, focando em ações que buscam relações socioprofissionais saudáveis, com reconhecimento e crescimento profissional, além de condições adequadas para desenvolvermos um trabalho melhor para o bem da Sefaz e do Estado”, afirmou o superintendente da SGF.
Melhorias no ambiente físico
Dentro dos projetos desenvolvidos no subprograma I, que diz respeito ao ambiente físico e às condições de trabalho, no prédio-sede, a Diretoria Geral realizou a mudança do piso térreo do anexo; fez a adequação de alguns setores para atender a estrutura da SAT; deu início à reforma do subsolo, que vai atender a todas as unidades daquela área; instalou grades de proteção no estacionamento e realizou a requalificação do estacionamento, com determinação de vagas para visitantes, portadores de deficiência ou pessoas com restrição de mobilidade e idosos, com a instalação de catracas de acesso para melhorar a segurança.
Na DAT-Sul, foi feita a reforma do prédio da diretoria, que envolveu mudanças na fachada, no piso, na pintura, no forro e na parte elétrica, requalificação dos banheiros, com a instalação de sanitário para portadores de deficiência, e a instalação de itens para acessibilidade em todo o prédio. A DAT-Metro recebeu reformas no 1º, 2º e 3º andares do prédio, além de mudanças no leiaute para alocar as coordenações de Cobrança e de Petróleo e Combustíveis, que estavam localizadas na UCS e na Governadoria, respectivamente. Também foi criado um espaço específico para o atendimento do ITD.
Outras unidades de trabalho, como as inspetorias da Costa do Cacau e do Oeste, os postos fiscais Fernando Presídio (Juazeiro) e Heráclito Barreto (Paulo Afonso) e os prédios da UCS e da Infip também receberam melhorias em suas estruturas físicas, com reformas na fachada, no piso, pintura, sanitários e parte elétrica.
Recursos tecnológicos
Seguindo a diretriz da Política de QVO que visa assegurar recursos tecnológicos atualizados e adequados ao desenvolvimento do trabalho, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) entregou 505 desktops e 176 notebooks para unidades da Sefaz na capital e no interior. A Sefaz também implantou o Sistema de Gestão de Serviços, que inicialmente está sendo utilizado para abertura de chamados de TI e futuramente também vai abranger solicitações de serviços de manutenção e telefonia.
O sistema Antecipa também foi reformulado e recebeu uma nova versão: o Antecipa Fiscalização, que, além de fazer o cálculo da antecipação parcial e total, gera todos os relatórios necessários para que os servidores do fisco instruam devidamente o auto de infração, ao fiscalizarem empresas do Simples Nacional e da Conta Corrente Fiscal. A atualização torna mais completo o sistema Antecipa, desenvolvido com o objetivo de modernizar os processos do fisco estadual relativos à antecipação do ICMS.
Comunicação e Relações Socioprofissionais
Neste subprograma, a Assessoria de Comunicação está desenvolvendo o projeto Agentes de Comunicação, que tem o propósito de ampliar o canal de comunicação da Sefaz nas unidades do interior. Os agentes de comunicação são servidores que atuam como um elo entre a Ascom e suas respectivas unidades fazendárias para o desenvolvimento e divulgação de ações de comunicação interna. Este projeto vai ao encontro da diretriz da Política do QVO que aborda a utilização de mecanismos de comunicação interna que favoreçam a divulgação de resultados, práticas, projetos da organização e que fortaleçam o compromisso do servidor com a Sefaz e a sua missão.
Reconhecimento, Valorização e Desenvolvimento do Servidor
A Universidade Corporativa da Sefaz iniciou o projeto UCS Escuta, com a realização de oficinas de capacitação em escuta realizadas pela unidade junto aos servidores fazendários com o objetivo de identificar as principais necessidades de capacitação das equipes. Foram realizados cinco encontros com 81 participantes. As capacitações contemplaram os seguintes públicos: diretor, inspetores e supervisores da DAT-Metro, a equipe da Copec, os diretores, inspetores e supervisores das DATs Norte e Sul e os agentes de tributos e auditores fiscais da DAT-Metro e DPF.
Saúde e Atenção ao Servidor
Neste subprograma, que tem como princípio desenvolver ações com foco na atenção à saúde, segurança no trabalho e na sustentabilidade ambiental, o Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano elaborou o projeto de “Concepção das Ações Institucionais de Atenção ao Servidor”, com o objetivo de conceber as premissas e os requisitos para institucionalização das ações desenvolvidas pelo NDSH. Além disso, o projeto busca definir os indicadores de efetividade na avaliação das ações e seus meios de verificação.
Foram formados também grupos de Multiplicadores do NDSH nas DATs Metro, Norte e Sul. Esses servidores atuam em rede, apoiando as ações institucionais do Núcleo relacionadas à saúde, integração e bem-estar.
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