Nova ferramenta para solicitação de serviços na Sefaz já está disponível
O Sistema de Gestão de Serviços (SGS) pode ser acessado na página principal da Sefaz Net. Nessa primeira etapa a ferramenta funcionará para os serviços de TI.
A partir de agora, as solicitações de serviços de TI na Sefaz devem ser feitas pelo Sistema de Gestão de Serviços (SGS), e não mais pelo antigo Gseti Atende. A nova ferramenta, muito mais prática e intuitiva, está disponível na página principal da Intranet e também pelo endereço sgs.sefaz.ba.gov.br. O acesso deve ser feito com os mesmos usuário e senha utilizados para fazer login na rede da Sefaz. Clique aqui e confira um passo a passo para utilizar o SGS.
A implantação do novo sistema faz parte das ações do Programa de Qualidade de Vida Organizacional (QVO) e integra o Subprograma I – Ambiente Físico e Condições de Trabalho. Futuramente, a nova ferramenta vai consolidar a solicitação e o acompanhamento dos serviços em toda a Secretaria da Fazenda. Além dos chamados de suporte técnico de informática, por meio do SGS serão solicitados todos os serviços disponibilizados pela Sefaz, a exemplo dos de manutenção (telefonia, marcenaria, entre outros) e transporte.
De acordo com a Gerência de Serviços de TI (DTI/Gseti), após algum tempo de uso do novo sistema, os chamados abertos por e-mail não serão mais aceitos. Os servidores deverão solicitar o suporte de TI apenas pelo SGS e pelo telefone 71 3115-8747. Em sua segunda etapa, o sistema desenvolvido pela CA – Broadcom e adquirido pela Sefaz irá substituir o Mantis, ferramenta utilizada para chamados relacionados ao ciclo de desenvolvimento de sistemas. Desde o início do ano, o SGS está em fase piloto e vem sendo testado pelos servidores da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI).
Segundo a DTI, a nova ferramenta vai trazer mais celeridade e eficiência na abertura e no acompanhamento dos chamados. “Entre as principais vantagens do SGS estão a adequação dos processos da Sefaz ao que está sendo adotado no Estado e o fato de termos uma solução que no futuro será ponto único de abertura de chamados. Além disso, é uma ferramenta moderna e amigável para o usuário final e possui a capacidade de gerar relatórios dinâmicos gerenciais, permitindo um melhor acompanhamento do atendimento e da satisfação dos usuários”, afirma o diretor da DTI, Hélio Queiroz.
Sugestões e críticas dos fazendários em relação ao SGS poderão ser reportados para a caixa compartilhada do e-mail da Sefaz: _Suporte SGS.
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