Em busca da nota máxima em prestação de serviços
Reunião de Metas Especial
“Cinco dos cinco para sobreviver: o novo padrão de excelência no setor público" foi o tema da palestra do especialista canadense Richard Rochefort. Em síntese, a ideia é que, ao avaliar um serviço, não importa se público ou privado, as pessoas quase nunca dão a nota máxima – um 5, por exemplo, se a escala for de 0 a 5. Quem faz tudo muito bem, de acordo com o que se esperava, acaba recebendo um 4. A nota máxima cabe a quem faz além do script, ressaltou Rochefort. E é esse o desafio que ele propõe a quem atua no setor público.
Durante os últimos 15 anos, Rochefort se dedicou à renovação do serviço público, focando especificamente no uso do aprendizado como uma alavanca estratégica para construir e sustentar uma cultura de excelência em serviços. Estrategista em liderança e inovação e especialista em treinamento de executivos, tendo prestado consultoria para diversas organizações do setor público, Rochefort demonstrou que liderança, gestão para a inovação no setor público, excelência na prestação de serviços e mudança cultural em organizações são temas que estão inter-relacionados.
Ele contou muitos casos ilustrativos sobre a sua experiência de mais de três décadas como membro do governo do Canadá. No final da palestra, uma dinâmica de grupo com os participantes da Reunião de Metas acabou demonstrando na prática o seu ponto de vista sobre a necessidade de trabalho integrado e equipes sintonizadas com o resultado comum.
Divididos em oito grupos distintos, os fazendários, ao serem perguntados sobre os principais valores a serem buscados por uma organização, acabaram concordando majoritariamente com três grandes conceitos: Competência, Compromisso e Criatividade.
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