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Balcão previdenciário atende 94 servidores na Sefaz
Em dois dias de funcionamento, 21 e 22 de outubro, o Balcão Previdenciário que foi instalado na Sefaz-sede esclareceu dúvidas sobre aposentadoria, atendendo a 94 servidores. O serviço, oferecido pela Superintendência de Previdência do Estado da Bahia (Suprev), foi montado na Secretaria como parte das atividades que celebram o Dia do Servidor, organizadas pelo Núcleo de Desenvolvimento do Ser Humano.
"Gostei muito de ter este serviço disponível aqui na Sefaz, pois é sempre bom estarmos informados acerca da aposentadoria. Não vou me aposentar por agora, mas acho importante que nós servidores estejamos informados sobre o assunto. Seria interessante se o Balcão pudesse atender aqui na Sefaz semestralmente", sugere o servidor do setor de Aquisição e Distribuição de Periódicos, Edson Alcântara. O coordenador da Copaf/SAF, Antônio Humberto Novais, também tirou suas dúvidas em relação à previdência. "As atendentes fizeram a simulação da minha aposentadoria e pude esclarecer minhas dúvidas", afirma.
De acordo com Rute Lopes, atendente do Balcão Previdenciário, os serviços mais procurados pelos servidores foram as regras de aposentadoria, informações sobre o abono de permanência - benefício que o servidor pode adquirir quando está na idade de se aposentar por tempo de serviço, mas opta por continuar trabalhando - e informações sobre averbação, que é a inclusão do período em que o servidor contribuiu para o INSS na soma para sua aposentadoria pelo Estado.
O Balcão Previdenciário é uma iniciativa do Governo da Bahia, por intermédio da Secretaria da Administração (Saeb), que visa aproximar dos servidores públicos os serviços prestados pela Previdência Estadual, levando-os para diferentes unidades do Estado. Entre os serviços oferecidos, estão:
• Esclarecimentos sobre descontos previdenciários ao Funprev e Baprev;
• Informação sobre auxílio-aposentadoria, pensões e auxílios-reclusão;
• Simulador de aposentadoria;
• Dicas para dar celeridade aos pedidos de aposentadoria;
• Tramitação de processos;
• Recolhimento de contribuição previdenciária de servidores à disposição;
• Orientação sobre averbação de tempo de serviço prestado em vínculos anteriores.
Contatos: suprev.atende@saeb.ba.gov.br e (71) 3116-5419/ 5408/ 5434/ 5437/ 5442.
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